Páginas

26 de out. de 2011

As Transições da Era de Peixes para a Era de Aquário - Parte 1 - A Fé no Ocidente

Na Era de Peixes, a Fé religiosa foi um arquétipo fundamental e participante da base de praticamente toda a sociedade ocidental do planeta. O conceito de Deus teve uma condução política a partir da organização da Fé Cristã em torno da Santa Sé e seus purpurados Cardeais. Foi então criado o cargo político: Papa. O “representante direto” de Deus na Terra... Em períodos longos da Era de Peixes, o Papa era “O Enviado”. O que o Papa falava, “era o próprio Deus quem falava”.




A Fé (latim, fides, fidelidade) do ponto de vista antropológico é um canal de busca humana importantíssimo. Mobiliza as pessoas a irem atrás do inexplicável, apresentando curiosidade incessante sobre os mistérios da vida e da existência. Não ter essa resposta causa o incômodo necessário para se realizar a busca pela Fé. Também por conta desse incômodo a Fé promove em muitos casos a projeção de conteúdos coletivos humanos para dar forma a essa Fé e tudo o que decorre dela: Conceito de Deus, Deuses, Espíritos, Seres Astrais, Anjos, etc. Essa projeção em regra mostrava ou era percebida como figuras humanas com poderes sobre-humanos. O milagre é o mais conhecido de todos esses poderes que são considerados em diversas doutrinas religiosas como divinos ou advindos ‘de Deus’.

Com o passar do tempo, a movimentação política da Santa Sé vai e vem... O poder de manipulação em massa do Papado na idade média toma proporções imperialistas. Isso se torna mais óbvio com a descoberta do novo continente. Na América do Sul, particularmente no Brasil tivemos uma ação promovida pelos jesuítas para converter índios “infiéis” em cristãos, pervertendo com uma agressividade e uma falta de respeito com “o sagrado deles” sem precedentes A cultura nativa massacrada em função do aumento do número de fiéis cristãos e por conseqüência isso aumentava o poder político da Igreja Católica Apostólica Romana.







A Fé também acaba então dando vazão a diversas reações no inicio da Era de Peixes. Com o movimento anti-pagão efervescente que surge dentro do Cristianismo (Santa Sé) em seu início, que tinha como um dos objetivos diminuir a influência feminina no que se refere aquilo que promove a Fé humana, alguns aspectos sociais foram modificados artificialmente criando um mecanismo repressor de energias que antes fluíam naturalmente. Entre elas a antiga cultura pagã. Surgiam as Leis da Igreja... As “Regras de Deus” determinadas politicamente em concílios “parlamentares”. Aparentemente é entre outras coisas uma “confissão masculina” de falta de força contra o poder de sedução e sensibilidade feminina. Principalmente a sedução emocional e sexual. Já que não se pode lutar contra, a busca pela eliminação desse “poder feminino” era fundamental para serem estabelecidas as bases organizacionais e a ponta da pirâmide política e do poder ser sempre masculina. Até hoje as mulheres tem condições diferentes na Igreja decorrentes do sexismo religioso praticado durante quase 2 mil anos.

Com uma história de condução política comparável a do Holocausto, a “Instituição Igreja Romana” se viu recheada de carnificinas, morte em fogueiras, queimada de livros científicos irrecuperáveis e perseguições. Nessa época a humanidade em diversos momentos começa lentamente ter avanços significativos em outra esfera que desmente diversos conceitos que a religião tinha pautado “por decreto”. Como a Terra girar em torno do Sol (Nicolau Copérnico), e não ao contrário; a Terra ser esférica, como descobriu Fernão de Magalhães entre 1519 e 1522 em sua viagem de circunavegação pelo globo. Até esse momento a antiga teoria geocêntrica de Ptolomeu é quem regia a filosofia, ciência e religião.




Não são todos os conceitos que podem ser alvo de análise cientificista e a ciência nunca foi contra a religião, mas sim contra a ignorância ditatorial de quem ocupou os cargos de poder de decisão na Santa Sé com o passar dos séculos. E as provas contra os conceitos e a própria postura da Igreja se tornaram cada vez mais empíricas e passíveis de mensuração, registro e análise, dificultando cada vez mais uma contra-argumentação convincente. A Igreja vai começando nessa época a perder gradativamente o seu poder absoluto sobre o ocidente.

A aproximação do final de Era de Peixes já nos traz situações “aquarianas” como a sistematização de eletricidade, descoberta de Urano (primeiro planeta descoberto por meios tecnológicos), o século XVII já com alguns dos grandes pensadores (René Descartes, Francis Bacon, Blaise Pascal, Isaac Newton, Gottfried Leibniz entre outros).
A Revolução Industrial traz na segunda metade do Sec. XVIII o surgimento da estruturação das primeiras fábricas e a produção em série. A corporação empresarial tem aí sua semente organizacional, com o estabelecimento de jornadas de trabalho. A perda da autonomia direta na produção pelo ser humano causa o início do capitalismo, visto que as fábricas tinham donos (burgueses), e a produção era feita por assalariados. Os antigos artesãos perderam a liberdade de produção autônoma se tornando trabalhadores assalariados. Surgem então a indústria têxtil, máquina à vapor e a metalurgia. Inicia-se o processo lento e gradativo de transição para uma era tecnológica.







O próprio imperialismo colonialista tem uma “função pré-aquariana” na aproximação do limiar das Eras. A globalização viria a ser realidade fundamentalmente por conta do ser humano ter “descoberto todos os continentes” e assim começou a se ter acesso a praticamente toda a área habitável do planeta.

Na França, com a Revolução Francesa e as idéias iluministas, a monarquia e o clero perderam o poder para os burgueses, que eram os mais ricos e numerosos. Esses claro, em determinado momento buscaram tomar o poder e conseguiram. Não por acaso. Com a incapacidade de competir com a tecnologia inglesa a França sofreu economicamente. Alguns poucos que conseguiram prosperar viam os tributos para a Igreja e o Clero aumentarem de forma descontrolada, sem haver uma participação mais decisiva dos burgueses nos escalões mais elevados da vida política, militar e diplomática.

Hoje, na França, O laicismo é a “bola da vez”. Um exemplo claro são os estudantes que não podem sequer freqüentar as aulas usando qualquer símbolo, vestimenta ou indumentário que tenha denotação ou conotação religiosa.

Os séculos subsequentes de forte repressão humana por parte da Igreja Católica criaram uma pressão coletiva crescente, que somados aos fatos históricos colocados mostram claramente o início da decadência da influência religiosa institucional no comportamento social e na construção dos valores morais e éticos sociais, familiares e individuais. A energia de peixes vai “gradativamente tendo sua energia reduzida dando lugar à energia aquariana”.




Em contra partida a Fé não é algo que está sendo extinto, mas a importância dela na vida das pessoas em geral e no contexto social tem uma drástica redução de influência e importância em relação a uns três ou quatro séculos atrás. Ainda temos as correntes espiritualistas e ferramentas tradicionais que ressurgem como xamanismo, religiões afros, oráculos, astrologia entre outros se unem a diversas correntes que surgem com a proximidade da Era de Aquário. Nunca o Ser Humano teve em toda a sua história tanta liberdade de pensar o que quiser, ser o que quiser, sem necessariamente ser subjugado por instituições que manipulam a capacidade individual de se conectar com algo sagrado através da Fé.

A tendência é que mais correntes sejam criadas e a diversidade de canais pelos quais o Ser Humano executa sua busca amplie a dissolução do poder institucional sobre a Fé individual e das massas.

Mas onde “a Fé vai parar” desse jeito? Hoje vemos as “igrejas eletrônicas” nas mídias. Redes de Mídia (TV, rádio, internet, etc.) totalmente voltadas para o assunto religioso. A Instituiçao da Fé Cristã tenta se enquadrar nos limites aquarianos para não se extinguir. As igrejas evangélicas, que rebuscam através de interpretações da Bíblia, muitas delas polêmicas e fora de contexto sócio-cultural, um renascimento da Fé com “outra roupagem”. Não estou aqui falando das pseudo-igrejas que são, publica e notoriamente percebidas como enganosas e lesivas aos seus “ingênuos fiéis” devidamente com sua conta corrente passando no gerador de caracteres para que o fiel “compre seu pedacinho de céu”.








Ainda há uma transformação na forma de atuar o fanatismo religioso. O Neocristianismo, principalmente o televisivo, está absorvendo os “órfãos” de instituições que conduzam seus valores morais e éticos. Questiona-se a intenção dessas instituições que em grande parte estão retomando gradativamente um caminho de retomada do poder sobre as massas fanáticas, através da capacidade de manipulação, agora reciclada e colocada numa embalagem mais carismática e catártica, porém com o mesmo ranço negativo de intolerância que a humanidade já experimentou.

*** Perceba que não há aqui julgamento ou sequer questionamento sobre os ensinamentos, mensagens ou análise do conteúdo original da Fé Cristã, Jesus. ***

O passado ocidental carregaria por quase dois milênios os ombros das pessoas com culpa e repressão institucional religiosa aprisionadora. Isso é nítido ainda hoje, afinal é ainda hoje a única religião (Vaticano) onde a oração não é apenas um enlevo espiritual ou conexão com o divino/sagrado, mas sim um castigo... Uma penitência. Com o passar do tempo esse tipo de condução não coube nos tempos mais recentes e não teve condições de acompanhar a evolução social. Hoje a sociedade é que coletivamente dirige os rumos sociais não tendo necessariamente as “Leis de Deus” ditadas pelo Vaticano como algo necessariamente a ser seguido. Esse “peso” de culpas e repressões hoje também causa uma reação natural coletiva contra qualquer conceito ligado a instituições que se conduziram através de qualquer tipo de repressão religiosa. Entra aí a noção/conceito de Deus, que na era de aquário deve sofrer profundas mudanças ainda não intuídas, mas já longe de estarem intactas.


LUZ PAZ AMOR HARMONIA PROSPERIDADE

Carlos Falcão
www.fractal12.com
fractal-12.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Conheci seu blog hoje; gostei muito pois os assuntos são interessantíssimos, pelo menos para mim e, espero, para muitos outros pois são importantes para um maior entendimento da Vida, do Ser, do Pensamento!
    Um grande abraço de LUZ
    Maria do Rocio Macedo - Curitiba/Pr
    No face e blog - Maria-Estrela Lunar Amarela

    ResponderExcluir