Páginas

13 de out. de 2011

Saturno e Plutão - Diferenças na mudança de signos

Na medida em que vamos "acompanhando a realidade" colada com os astros de alguma forma a astrologia sempre oferece um caminho de se pensar, uma forma de lidar com um mesmo fato de maneira mais sincronizada com sua própria energia natural que é descrita de acordo com o posicionamento desses astros. Lembrando primeiramente que os astros NÃO determinam nada, como NUNCA determinaram, e também NUNCA vão determinar. Isso quem faz é o livre-arbítrio. Os astros dizem "como estará o tempo, condições climáticas” (sentido figurado), mas não qual o tamanho do seu sucesso em qualquer situação. Mas o livre-arbítrio tem um "meio-ambiente" individual para cada pessoa dentro da história da evolução dessa alma. Esse ambiente que é onde o livre-arbítrio pode ser expresso é denominado carma.

Pra falarmos sobre carma, precisamos antes "afinar" o nosso CONCEITO de carma e coloco a minha visão.

Carma não é castigo, não é algo necessariamente "pra sempre". Eternamente com absoluta certeza não. Lembra daquela disciplina escolar que você "toma pau" e tem que no ano seguinte estudar ela todinha de novo? Outras você vai bem, ok? Mas em algumas áreas sempre temos menos afinidades. Essa é a sensação do carma independente da intensidade sentida pela pessoa encarnada.

Existem carmas relacionados a acidentes, necessidades especiais, deficiências físicas que são mais determinadas mesmo e exigem uma adaptação ao carma por meios diferentes. Mas isso é uma parcela e não necessariamente esses carmas mais determinados são mais "pesados" do que outros. Quem determina isso é justamente a capacidade de cada pessoa se adaptar e lidar com situações que "tem que passar", sejam elas quais forem. Como ter que estudar aquela disciplina em que foi reprovada, mas onde quem estuda tem capacidade de tirar nota máxima.

Podemos pensar que Carma é algo a ser estudado, para olhar direto pra ele, pra justamente saber "o que é que a vida pede pra gente" na nossa caminhada. Sem esquecer principalmente todo carma é superável, seja do ponto de vista da forma como se lida, seja do ponto de vista objetivo do aprendizado cármico, que resulta na liberação e resgate desse carma.





A mudança de planetas como Saturno e Plutão de signo têm nuances diferentes, e todas elas também influenciadas de acordo com o "tamanho do ciclo". Saturno fica aproximadamente dois anos e meio em cada signo em média, enquanto plutão pra você ter uma idéia não completou uma volta em torno do sol desde que foi descoberto em 1930. O ciclo de plutão dura aproximadamente 243 anos. E a duração dele em cada signo é variável (de 12 a 36 anos). Em escorpião ele atinge a "maior velocidade" passando com mais lentidão no signo oposto, Touro. Em capricórnio, onde está atualmente ele deverá fica aproximadamente 17 anos ao todo (até novembro de 2024).

Ver esse tipo de situação de sair de signo em relação a Saturno é diferente. Vai ficar evidente individualmente pra cada pessoa, de acordo com como está posicionado o arquétipo como um todo (capricórnio, casa 10, saturno) no mapa individual além de que em cada carta natal, ou seja, para cada pessoa, Saturno acaba se encontrando em uma casa astrológica específica. Essa casa denota a área da vida onde essa experiência será notada com mais intensidade.

Apesar de a influência coletiva ser a mais forte, a mudança de signo de Plutão tem também uma parte de atuação em nível individual na medida em que o signo que rege, escorpião, está ligado a uma casa, e por consequência uma área da vida específica. Essa área da vida que a casa representa será então matizada por essa nova nuance advinda da mudança de signo. Esse raciocínio de análise vale também para os outros dois planetas exteriores/geracionais (Urano e Netuno).

Buscando compreender a mudança em nível coletivo do signo em que plutão transita podemos relembrar que da última vez em que plutão passou por Capricórnio levando a energia de demolição/destruição/reconstrução de plutão para o signo (capricórnio) que rege a estrutura vigente que norteia o planeta todo podemos ligar à época do final do Sistema Colonialista predominante no mundo (O legado de plutão trouxe a Independência dos Estados Unidos, em, por exemplo). As décadas seguintes praticamente toda a América já estava gritando a independência dentro de um sistema já sabidamente falido. Então surgem movimentos como o iluminismo, descoberta de urano, eletricidade, a revolução industrial inglesa, que trouxe a sociedade para a experiência social capitalista. Da penúltima vez em que plutão esteve em capricórnio havia a derrocada do Sistema Feudal que já não se sustentava com tantas guerras na Europa enquanto as Américas ainda não haviam sido descobertas. Essa crise que se iniciou no Sec. XII teve seu auge no renascimento comercial com as descobertas das colônias transatlânticas.

Quando estas foram descobertas, o Sistema Colonial se tornou a "bola da vez" com um continente inteiro de pólo a pólo a ser repartido entre "quem quisesse ou pudesse". E agora? Plutão entrou em capricórnio, com a diferença de 1 ano do início da crise financeira de 2008, no país mais rico do planeta. Coincidência?
Quem sabe o que virá?

Estamos agora em 2011 em uma outra "pulsação" de crise econômica global. Parece que há indícios claros "do que" está sendo demolido e terá que ser substituído por uma nova forma do ser humano lidar com a matéria, relações comerciais e sistema econômico em cada região e também de forma global. Não é bom deixarmos de fora a questão ambiental e aquecimento global. Em poucos anos a crise da água potável, fome e as mazelas da pobreza estarão tomando proporções que, analisando conjuntamente outras tendências mundiais, talvez só permitam que a humanidade recomece "do zero", como pequenos guetos com a maior proximidade possível da auto-subsistência e interagindo com outros guetos por escambo.

Independente do quadro, os astros continuam só auxiliando. Quem trilha o caminho sagrado da vida é o Ser Humano. É o Ser Humano, individual e coletivamente que tem a responsabilidade pela própria existência.

LUZ PAZ AMOR HARMONIA PROSPERIDADE
Carlos Falcão
www.fractal12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário