Páginas

5 de out. de 2011

O que acontecerá em 2012 ?

Sobre 2012 (o Alinhamento do sol do solstício com o centro da nossa galáxia) .... Hummm ... Antes de falar o que penso “vamos observar a história recente"... aproximando o ano de 1900 haviam pessoas na época que falavam sobre acharem que o mundo ia acabar... Em 2000 a gente já se lembra bem melhor qual era "o discurso". Haviam previsões antigas sobre o dia 3 de maio de 2000. Nesse dia, TODO o céu astrológico até então conhecido na antiguidade (sol, lua, mercúrio, vênus, marte, júpiter e saturno) estava em Touro que entre outras coisas representa de forma geral a matéria (urano, netuno e plutão foram descobertos BEM mais tardes por não serem vistos a olho nu). O que aconteceu? Nada. Bug do milênio? Nada. Fim do mundo ? Acho que não.


Esse tipo de "alarmismo histérico" que ocorrem em finais e inícios de ciclos, séculos, milênios é natural, esperado e é um arquétipo coletivo muito antigo. Apenas ao meu entendimento HOJE é algo que vem se tornando apenas mais uma corrente semi-religiosa entre outras tantas. Os "apocalipcionistas". 

Quem comprova, por exemplo, que o Calendário Maia não foi 'parado aí' somente porque era um final de um ciclo "grande" (6500 anos) nas proporções humanas e talvez imaginassem que "os povos à frente do seu tempo" fossem APRIMORAR o conhecimento "antigo" e lhe dar uma nova cara? Será que não deveríamos continuar "a seqüência" do Calendário Maia normalmente já que o "aprimoramento" de fato não aconteceu na medida que nos afastamos da natureza e da nossa própria natureza ?

O que observamos é que existem motivos e eventos que são "seqüestrados" por grupos ideológicos, filosóficos ou religiosos, institucionalizados ou não, para justificarem e argumentarem aquilo que na verdade é uma questão mais profunda. Entre esses grupos temos os "apocalipcionistas" que desde algum tempo vem "pregando" que o mundo vai acabar... Em 2000, 2012... Depois de 2012, Qual é "a bola da vez”? “Marque as pessoas” que falaram sobre 2012 e pergunte a elas em 2013...O que acontecerá “dessa vez” ?

Colocando os pés um pouco no chão, no meu entendimento os ciclos existem sim... Como de todo Ser, império e raça dominante... Cada uma tem seu nascimento (ou momento de evidência), seu ápice, declínio e por final um momento delicado, que pode acabar tanto na extinção como em uma necessidade de adaptação por não ser mais "quem manda" ou o Ser, raça ou império “dominante”.

A "farra" em relação à utilização dos recursos naturais na Terra ainda é grande. Aí sim temos um problema real, grave e urgente. Mas não são os ciclos, o Calendário Maia, a Astrologia, os Oráculos, os Deuses quem estão "trazendo o fim do mundo". O que está acontecendo é apenas que o Ser Humano está criando e caminhando a sua própria estrada de extinção e levando consigo boa parte da vida no planeta. É o NOSSO livre-arbítrio individual e coletivo que está nos conduzindo para isso.

Uma grande parcela da humanidade já está plenamente sintonizada com as necessidades de mudanças abrangentes e urgentes no comportamento diário relacionado ao meio ambiente. Porém ainda somos reféns de sistemas de organização social (sejam ditaduras ou democracias) corruptas em todo o mundo, onde seus dirigentes parecem adolescentes que vivem "comparando o tamanho do poder" e o povo bebe de “palavras carismáticas” para não precisar encarar uma realidade coletiva bastante cruel. Em regra porque não foi instruído o suficiente para filtrar os fatos e cobrar de seus governantes posturas minimamente decentes.


Ainda somos prepotentes em falar "O Mundo vai acabar"... Como se o mundo fôssemos apenas nós. 

Ciclos...

Carlos Falcão - Jan/2010

2 comentários:

  1. Muitoooooo bom! Tava faltando um blog seu na rede mesmo!
    Já estou seguindo!
    Beijos querido!

    ResponderExcluir